terça-feira, 21 de fevereiro de 2012



uma tarde muito quente e eu, eu?

O  sussurro do arroio
o batuque da chuva
o violino do vento
a rabeca do rio.
O voar-garça branca
E o nadar-surubim.
O saber de sertão
o falar do começo
o murmúrio do meio
o silêncio do fim.
                                                                      
O segredo do sapo
(quando fora do brejo)
o sentir do sentente
(quando fora do tempo).
O acorde e o arpejo
(como é? como foi?)
O mugido bem longe
de uma vaca, de um boi.
O sentir da semente
quando vira  capim?

Sem relógio sem hora
sem ruído nenhum
o lavrar da formiga
e o cavar do cupim
quando é nunca e agora!
e o  zumbido, o zunzum
de um punhado de abelhas
e outros bichos que há
entre lago e lagoa
entre o mato e lá fora.

 A orquestra afinada
do verão das cigarras
quando o sol chega perto,
quando o dia é tão quente
que até a noite se aquece
no fogão das estrelas.
E a sombra se abana
e até a  chuva se esquece
de chover quando é hora.
Quando a água do  rio
(devagar, de repente)
tem saudade da água
em que a vida se molha
em que a tarde se afoga
quando o rio São Francisco
vem das Minas de cima
pra banhar  Pirapora...








 
Eu. Eu?

Acordo e não lavo o rosto.
Faço alongamento e torto
escovo os dentes de um outro?
Me visto pra não sair
de pijama e sobretudo.
Esqueço o dever-pra-casa
e não faço o “dever-pra-vida”.
Me esquivo de ser quem fôra.
Me escondo de ver eu-mesmo
(essa doença do sonho).
E não busco qualquer saída,
qualquer rumo me leve
pra onde eu não quero ir.

Me re-invento de santo
de palhaço e equilibrista
de saltimbanco e sambista
de bispo, cavalo e torre,
e no jogo-xadrez de sempre
Prefiro a rei, ser peão!
Volto à escola e re-soletro
de trás pra frente o “abc”.
Re-aprendo a ser sentente
(como o que mora em você
E você nem nunca sente!)

Me disfarço de ermitão.
Começo perto do fim
e não chegar ao começo
É o que eu planejo, e assim
não sonho ser quem desejo
e amar quem eu não mereço
é tudo o que eu quero, enfim.

Quero escalar o Aconcagua
e lá do mais alto gritar
pra quem em ouça e ninguém:
“esqueço o que eu sei de mim
e o que eu faço é o que não fiz!”
Mas quando eu volto pra casa
onde eu vivo, mas não moro
escrevo num quadro a giz
(e logo depois apago)
tudo o que eu tenho a dizer
te teoria e teorema,
pergunta, prece, oração
prefácio, tese e poema
(de que sou sempre aprendiz).
pro  livro de poesia
que eu nunca escreverei...
E mais geografia e receitas
de pão de queijo e farofa,
de “ratatuia” e feijão.

Caio fora da internet,
(que você domnina e eu não!)
de blogs, do face-book
do msn e das redes
(que te enredam dia-a-dia).
Até sentir que, esquecido
de quem escreveu tudo isso
já não sei se sou ou não
esse, que ainda há quem chame:
de Carlos Rodrigues Brandão.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Agora acho que vou conseguir publicar... poema provocado pela leitura do poema "Eu. Eu?"
    ...
    o poema que me descreve
    e me traça os traços
    e me abraça braços
    breves...
    É o mesmo que leio
    em teus olhos lá no fundo
    e mesmo quando não dura
    não esquece
    o mundo
    é você ou parece
    e um ser tão de quase
    é ser tão de apenas
    uma prece

    ( Fernanda Cruz)

    ResponderExcluir